Para quem não tem medo de pensar...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bem-vinda pequena Bia...

O que passo a escrever nessas letras descontraídas é mais que um tributo à pequena Bia que nascera há dois dias. Trata-se de devaneios apaixonados da mente humana à respeito da Vida.
Para começar, me ponho a inquirir,o que é de fato a Vida Humana? Qual é a sua essência ou seu ponto constitutivo especial?Em que ela se difere das outras vidas?


Tantas perguntas exigem mais do que respostas, pois, acredito eu que uma vez respondidas todas essas questões supra-colocadas não teríamos mais nada para perguntar aos filósofos, teólogos, líderes, pais, mestres, amigos, ou entidades supra-humanas. Pois todas as questões sobre a Vida Humana são apenas pontos de partidas finitos de discussões infinitas. Todos os seres humanos em vida procura cotidianamente completar o currículo que as definem como um ser humano. Logo, penso ser esta questão ( o que é a vida humana?) uma dicussão infinita.
Mas já que uma nova Vida nos surge neste nosso mundo é bom adiantar alguns fatos interessantes.


Mal sabem os recém nascidos que ao adentrarem esse mundo estarão apenas ao longo de suas vidas se adaptando e aprendendo com os outros através de um signo pronto e dado. Todos os conteúdos e suas experiências de vida serão tão somente passados como se fossem verdades irremovíveis, e inquestionadas por este próprio ser que as aprende. Apenas,com o passar dos dias e com amadurecimento do pensamento inquiridor é que alguns poucos mortais colocará as bases desse conhecimento pronto e passado em cheque. Com o desenvolvimento das capacidades mentais, por exemplo, você vai tirar conclusões por si só e não mais precisará de empurrões.


Mas é bom lembrar que, o ser humano, este como você meu caro leitor, nascido na tradição ocidental do início no século XXI só vai entender que usar roupas é um costume e não uma Verdade revelada posta autoritariamente por alguém além do Espaço; mas sim, por homens dotados de Vida humana,como você e eu. E que todas as leis e costumes que ditam e normatizam os comportamentos são tão finitos quanto a existência do homem.
Ao longos dos anos você perceberá também pequena Bia quão limitada é a passagem humana sobre a Terra. Há quem diga que houve homens que vivera por mais de 900 anos em tempos antigos e mui distantes de você. Hoje, se você pegar as projeções mais otimistas, dificilmente chegaremos (pelo menos nesse dado momento agora que escrevo) a viver 100 anos. Pode ser que nos esbarremos em alguma tecnologia capaz de suplantar as células responsáveis pelo desgaste,do organismo ou então, criaremos um espaço "ex-chonos", ou seja, uma espaço que não sofra a interferência cruel do tempo.

Há, já ia me esquecendo, se você reparar a sua imagem perceberá que esta se desgata com o passar dos anos acumulados, mas cuidado, não se engane, o relógio é um instrumento cruel e tirano criado pelo senhores para dominar os fracos, portanto, não se deixe dominar por ele, e digo mais, não se engane com aquilo que é apresentado aos seus sentidos, seja visão, audição, olfato ou tato. Não se incline as tentadoras verdades fáceis e rápidas que os nossos sentidos apreendem minha pequena.

No decorrer de sua jornada incrível você mesma perceberá e entenderá os significados destas palavras, e ao mesmo tempo, irá perceber que o mundo pronto a qual você veio sempre haverá um espaço conceitual e lógico pronto a ser acresentado por sua existência. De fato, pensar sobre isso é incrível.

No mais, pequena prima, seja bem-vinda

Nenhum comentário: