Para quem não tem medo de pensar...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ensaio sobre o inconformismo.

Parece soar um pouco ingrato o que vou escrever aqui, mas não; e isto, porque o senso comum entende que ser grato é ser e estar feliz com tudo que acontece em sua volta, e portanto, é o mesmo que está conformado (bobo alegre?!). Mas quem disse isso? Quem disse que ser inconformada é ser ingrato para com a vida? Jesus Cristo certamente nunca falou sobre isso. Ou melhor, até onde eu sei uma passagem incrível do apóstolo Paulo diz: " não vos conformeis com este século...". Pois bem, discorramos mais um pouco sobre o inconformismo, ou a capacidade de não tomar a forma.
Ser ou estar inconformado é ao mesmo tempo fácil de compreender, contudo, difícil de se aplicar. Pela simples razão da teoria do equilíbrio ou da estabilidade, ou seja, nós seres humanos tendemos querer que as coisas, os fatos e tudo o que ocorre em nossa volta se estabilize para que assim controlemos com mais tranquilidade e facilidade tais coisas. Somos tão aficcionados pela sina da estabilidade que tudo aquilo que sai do nosso controle e das nosas explicações apelidamos de CRISE.
Mas vou explicar melhor essa teoria da estabilidade.
Inventamos o relógio para servir de instrumento de controle do tempo para que, desta forma, tenhamos controle sobre nossas ações. E com a cronometragem do tempo inventamos também as medidas de modo a classificar tudo em grandezas escalares. Existem pois dúvidas quanto a essa sina pelo equilíbrio e estabilidade do mundo? Somos por natureza cientistas, seres pensantes. Criamos a linguagem e aprendemos a nos expressar para com os outros e aperfeiçoamos nossas baixas qualidades corporais por meios da TÉCNICA.
Porém, tenho minhas dúvidas. Porque acreditar que tudo que está em nossa volta pode ser de fato controlado ? Mas voltemos ao questão do inconformismo.
A sina humana é pelo equilíbrio, estabilidade e controle. Isto já sabemos. O que ainda não sabemos é que o inconformismo vai de encontro pela via oposta desta sina humana; e isto porque o inconformismo gera atitude de inquietude diante dos fatos, como se eles estivessem a todo momento em CRISE. Simplesmente não nos conformamos, e assim, ficamos mais atentos aos detalhes e mudanças bruscas.
O inconformado não se acomoda, esta é questão.
A grande maioria de nós somos seres conformados, tendemos sempre a querer equilibrar e estabilizar as coisas. Nao sei para quê.
Se as próprias leis da natureza, que são contigentes por 'natureza' e totalmente controláveis permitem ondas de fenômenos não controláveis?
Concluo dizendo que o conformismo gera fracasso, já o inconformismo gera conquistas !!!

Nenhum comentário: