Para quem não tem medo de pensar...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os 04 meses mais importantes de Neemias

Grandes conquistas demandam grandes sacrifícios e sofrimento. A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que passaram por grandes provações – conflitos existenciais, dores e enfermidades no corpo, depressões profundas, cansaços e fadigas espirituais antes de obterem o livramento e a vitória das mãos do Senhor. Nenhum esforço humano, contudo foi desprezado. Deus por sua infinita misericórdia e graça jamais deixou um servo fiel desamparado, ainda que para o tempo dos homens sua manifestação fosse tardia. Neemias foi certamente um homem de oração, e sua história de vida esta inteiramente relacionada a um período de oração, especificamente de 04 meses.
Quando nos achegamos a Deus em oração e fazemos um pedido (ou vários) naturalmente aguardamos uma resposta. Porém sabemos que a “vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”, e em alguns casos nem sempre coincide com os nossos pedidos, ou nem sempre coincide com o tempo em que esperávamos; “porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. Mas Jesus já dizia “pedi e dar se vos-á, buscai e achareis; batei abrir-se-lhe-á, porque qualquer que pede recebe; e quem busca encontra”, e ainda “se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11: 9,13). Devemos ser insistentes e constantes na oração, e isso exige fé. O fato de Deus ser soberano e já saber de tudo que vamos pedir antes que o peçamos não frustra a prática da oração. Neemias foi um grande modelo de fé e insistência em oração que mudaram os rumos de Jerusalém em tempos de exílio, e seu exemplo nos traz profundas lições para nossa vida em todos os aspectos, e seu tempo de oração e lamento durou basicamente 04 meses.
Neemias viveu num dos contextos mais depressivos da história e Israel – o exílio babilônico. Neemias está há mais ou menos 450 anos do nascimento de Cristo. Por seu exemplo de fé e ação na reestruturação política e espiritual na cidade de Davi que estava há mais de 100 anos sob escombros Neemias é visto como um tipo de Cristo, ou seja, um líder cujo padrão de vida prenunciou a vinda do Restaurador da Aliança e traria de vez a restauração do Israel espiritual. Quando soube da miséria em que estavam os restantes que voltaram do exílio em Jerusalém Neemias pôs-se a chorar, lamentar em oração. Era o mês de Quisleu (entre Novembro e Dezembro) quando recebera a notícia. No capítulo 2, já no mês de Nisã (entre Março e Abril), passados 4 meses Neemias resolve expor seu projeto ao rei da Pérsia de voltar à Jerusalém e empreender a reestruturação estrutural, política e espiritual do povo. Interessante que Esdras foi o sacerdote por começar a restauração após o exílio, e esteve em Jerusalém 13 anos antes de Neemias. O significado do nome de Neemias: Jeová conforta. Podemos aprender quatro preciosas lições com procedimento de Neemias:

A) Neemias ficou compungido com a miséria de seus irmãos que escaparam do exílio. (Neemias 1:4). Homens de oração são sensíveis aos problemas daqueles que estão em sua volta. Em um mundo sem tempo e extremamente individualista, o cristão que ora mantém-se sempre em sintonia e empático à dor alheia. Jesus nos diz que somos o “sal da terra”, e devemos fazer a diferença. Enquanto a impiedade e o ódio reinam nas relações pessoais os cristãos que oram devem refletir em seu cotidiano o Amor de Deus através da Pessoa de Cristo. O nosso tapa de luva deve ser sempre o Amor.

B) Neemias reconhece o proceder errado do seu povo (Neemias 1:7). A oração é o remédio contra a soberba espiritual que sempre nos mantém humildes diante de Deus e nos faz pensar onde erramos. Novamente, sabe-se que a prática devocional da oração ataca a insensibilidade natural da natureza adâmica – do velho homem – que ora insiste em nos manter longe do Senhor. Em oração reconhecemos nossos pecados, e sabemos que quem “confessa e deixa alcançará misericórdia”.


C) Neemias sabiamente utilizou de seu cargo influente “nesse tempo eu era copeiro do rei” (Neemias 1:11) para realizar o seu passo de fé no processo da oração. Quando oramos e pedimos a Deus devemos estar cientes de que o Senhor quer que trabalhemos nesse processo. Se, por exemplo, oramos para passar em um concurso, devemos ser francos e saber que Deus também é justo e não vai conceder o meu pedido caso eu não me esforce e não estude, embora tenha Ele todo o poder para fazê-lo. Neemias usou de sua influencia junto ao Rei da Pérsia e seus domínios para realizar a obra de reconstrução e restauração dos muros de Jerusalém, conforme prega Hernandes Dias Lopes, Neemias conjugou piedade com estratégia, ou seja, ele orou e agiu, foi de fato um líder piedoso. E aqui aprendo outra lição preciosa, Deus quer nos usar com inteireza, não somente no Corpo de Cristo, mas também em nossas ocupações profissionais sejam elas quais forem.

D) Neemias fora perseguido por pessoas próximas mas manteve-se firme em seu projeto apesar das objeções. Deus certamente abençoa aquele que se mantém firme em seus desígnios. (Neemias 2:10). Como resultado da oração Neemias volta a Jerusalém e se coloca à empreender àquilo que ele orou por mais ou menos 04 meses. Isso significa que quando desfrutamos de resultado de oração algumas pessoas não vão entender, ou pior ainda, algumas delas se levantarão contra nossos projetos, da mesma forma que Sambalate, Tobias e Gesém, levantaram-se contra o projeto de Neemias, que na verdade era um projeto de Deus. Portanto amados, peçamos discernimento pelo Espírito Santo para quando nos opormos a um projeto de um servo de Cristo não estejamos na verdade se opondo ao próprio Deus.

Conclusão
Precisamos aprender com Neemias, chorar, lamentar e jejuar em oração perante o Senhor de forma insistente, ainda que dure 04 meses, ou dure até mais ou até menos. O tempo de Deus é diferente do tempo dos relógios, mas a vontade d’Ele é sempre boa perfeita e agradável. Que Cristo nos ajude nessa caminhada.

14 comentários:

Unknown disse...

Gostei Glória a Jesus Cristo amea.

Unknown disse...

Foi ótimo esse estudo Deus te abençoe meu querido irmão

Unknown disse...

Amei aprendi muito

Unknown disse...

Amém!

Unknown disse...

Louvado seja Deus

Unknown disse...

Amém..muito obrigada por esta leitura.vou refletir nela...

Unknown disse...

Amei esse estudo Glória DEUS

Unknown disse...

Muito boa, Deus abençoe

Bruno Borges disse...

gloria a Deus, realmente Neemias foi um lider extraordinario!

Unknown disse...

Amém aprendi muito

Unknown disse...

Boa dia!!
Que a paz que excede todo entendimento possa nos cumprir!!
Agradeço pelo ótimo estudo Deus lhe abençoe!!

Unknown disse...

Amém Glória a Deus! Bom foi esse estudo

Unknown disse...

Glória a Deus!!!🙏🏿🙏🏿🙏🏿💙
Sejamos firmes e perseverantes em nossos propósitos, mas antes busquemos o entendimento e sabedoria junto a Deus. Deus é bom o tempo todo!

Unknown disse...

gostei muito desse estudo.
É muito gratificante nos dedicar a aprender as coisas de Deus.