Para quem não tem medo de pensar...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Os jovens e os falsos ensinos

Texto base: 1 Timóteo 1: 1 ao 7


O mundo ocidental há pelo menos 10 anos – desde o atentado de 11 de Setembro do ano de 2001, não sabe o que é o ataque e o terror da guerra, de bombas, aviões, desespero e mortes em massa. Atualmente, a guerra mais perigosa que vivenciamos é travada no campo das ideias. Essa guerra é silenciosa, sem alardes, sorrateira e, semelhantes às guerras convencionais que conhecemos através dos livros e das mídias, a guerra travada no campo das ideias causam tragédias tão destrutivas quanto às mortes físicas. A guerra das ideias é na verdade um confronto de ideias opostas que cada ser humano trava dentro de si.

A maioria dos jovens desconhece ou subestimam o poder que as ideias exercem sobre o ser humano. Foi pela ideia de superioridade da raça ariana que Hitler através do exército nazista comandou o maior genocídio da história – matando segundo estimativas mais de seis milhões de Judeus na segunda guerra mundial.

Foi pela ideia de que o todo o homem é livre para ler a Bíblia que Martinho Lutero, o líder da Reforma Protestante realizou a tradução do texto sagrado, texto este até então restrito à linguagem latina dos padres da igreja. Foi pela ideia de que a terra era redonda que o cientista Copérnico foi perseguido pela igreja Católica por não aceitar uma ideia contrária a que ela defendia. Foi pela ideia de que brancos e negros eram sujeitos iguais que Nelson Mandela foi preso e torturado na África do Sul, mas comandou a queda do regime do Apartheid.


As ideias sem dúvida exercem um poder tal sobre a mente humana que não se pode mensurar, a história e a experiência estão fartos de exemplos de homens e mulheres que deram suas vidas por ideias. A importância das ideias está no fato de que elas são quem corroboram, e dão valor às ações.


O texto base dessa reflexão trata-se de uma recomendação e alerta do apóstolo Paulo em relação ao jovem pastor Timóteo. Paulo como profundo conhecedor das filosofias e das ideias predominantes de sua época (porque fora ensinado aos pés do mestre Gamaliel) Paulo sabia do poder maligno que detinha as ideias opostas à fé cristã. Assim como ocorre nos tempos de hoje, naqueles, as ideias e as filosofias vãs eram todas àquelas que de algum modo negavam a vida, o sacrifício, a ressurreição, a Ascenção, e a divindade de Cristo.

Como hoje, em muitos círculos acadêmicos a ciência só tem validade quando afasta o elemento divino de suas discussões. A ciência para a grande esmagadora maioria dos pensadores só tem sentido quando se nega a Deus e sua criação. O ateísmo é a pauta do dia dos corredores e bancos das universidades, e muitos jovens cristãos se enveredam por esse falso ensinamento. Torna-se status ser um intelectual ateu, crendo somente na razão humana. Infelizmente muitos jovens cristãos radicais até ignoram o conhecimento e a busca pelo saber, e desprezam o ensino de filosofia ou outras disciplinas por causa desse fato lamentável.


É verdade que Paulo nos ensina a ter cuidado com as fábulas, filosofias vãs e discussões que não levam a lugar algum. Mas ao contrário do que muitos erroneamente deduzem desse texto, Paulo não nos recomenda a desprezar a razão, pelo contrário, o apóstolo nos adverte a sermos criteriosos com aquilo que vimos e ouvimos, e para tal, devemos pedir ao Senhor misericórdia e Graça pelo Espírito Santo para a iluminação da nossa mente. Em outra passagem das Escrituras Sagrada Paulo admoesta a “provar todas as coisas e reter o que é bom”.

O mandamento do antigo testamento já dizia: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Não devemos nos esquecer de que após a queda do homem no jardim do Édem todas as faculdades homem foram contaminadas pelo pecado original, todavia, a Bíblia não impede o cristão de usar suas faculdades emocionais e racionais; pelo contrário, devemos é na verdade deixa-los à disposição de Cristo. Porque graças a Deus que através de Cristo Jesus e pelo Espírito Santo somos auxiliados a buscar a “mente de Cristo”.

Nenhum comentário: