Para quem não tem medo de pensar...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Kennedy e História...

O contexto político em meados da década de 1960 no plano internacional ainda era resquício da segunda guerra mundial, bipolarizando o mundo em países capitalistas e socialistas, a Guerra Friarepresentava a pauta das discussões políticas da época. Nesse ínterim o planeta se encontrava dividido entre duas potências EUA e URSS em uma atmosfera perene de intranqulidade no plano político internacional.Alguns tinham a sensação de que uma terceira guerra mundial seria a consequência desse conflito, que todavia, só ocorreu no plano ideológico.

Porém, o conflito armado e direito entre as duas potências não ocorreu, a não ser algumas intervenções desses dois países em conflitos armados no Vietnã e Coréia. Enquanto isso, no plano das grandes conquistas àqueles dois países rivalizavam a segunda grande consquista do homem depois da conquista dos novos continentes no século XVI pelos países europeus. A conquista do espaço - agora na segunda metade do século XX dividiu a atenção do mundo entre russos e norte-americanos. A disputa pela hegemonia política, economia e militar desses dois países chega ao fim após o colapso do socialismo ao final da década de 1980 com a desfragmentação da URSS e em especial com a queda do muro de Berlim que representavam em concreto a divisão bipolar da geopolítica mundial.


A Aliança para o Progresso fomentada pelo primeiro presidente católico, formado na Universidade de Havard e combatente na segunda guerra mundial John Fitzgerald Kennedy, fora o projeto de tentativa do governo norte-americano em ajudar os países em desenvolvimento na América Latina nos moldes das políticas externas norte-americanas do "bom vizinho" ou "good neighbour" que garantia a presença dos Estados Unidos nos países latino-americanos, e que de certa forma implacava ainda mais a influência do capitalismo sobre esses países. No plano da experiência, a Aliança para o Progresso se concretiza com ajudas financeiras à projetos dos países signatários do acordo na Carta de Punta del Este em 1961 no Uruguai.

Nenhum comentário: